Festa do Livro

Todos os anos a OSSAM realiza um momento de apresentação dos livros novos adquiridos para a nossa biblioteca. Nesse momento aproveitamos para relembrar alguns cuidados que devemos ter para a melhor preservação do livro e algumas regras para o bom trabalho na biblioteca.

Agora no dia 28 de agosto, realizamos a apresentação de alguns exemplares da nossa literatura infantil e juvenil. E aproveitamos para realizar um momento de ‘contação de história’ com o objetivo de resgatar e/ou despertar o desejo de lê entre nossos alunos.

A literatura infantil é um espaço que leva a criança a desenvolver imaginação, emoção e sentimentos de forma significativa e prazerosa. Nesse sentido, é fundamental que desde cedo as crianças tenham acesso ao mundo da leitura.

Sabemos que muitos de nossos alunos tem pouco ou nenhum acesso a livros de literatura infantil e juvenil, e sabemos também que devido ao dia a dia corrido dos pais, ou a falta de formação escolar, poucos são os que leem para seus filhos. Assim, o momento de ouvir a história foi muito gratificante, onde pudemos observar em nossas crianças e adolescentes o encantamento, curiosidade e interesse em levar os livros emprestados pra casa.

Ouvir histórias é sempre um acontecimento satisfatório, pra qualquer idade. Se nós adultos gostamos de ouvir histórias, imaginem as crianças.

Através do ouvir, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais de ler, uma vez que a capacidade de imaginação das mesmas é maior.

Esse trabalho foi realizado nos horários da manhã e da tarde para nossas 12 turmas de alunos da educação infantil e da banca de estudos. As crianças puderam ter acesso aos livros novos, anotaram nomes de alguns que despertaram interesse, receberam dicas de como escolher suas leituras, manusearam livros, ouviram histórias e na saída receberam um livro de presente e pirulitos.

É fundamental que o livro seja manuseado pela criança, tocado, folheado, assim ela terá um contato melhor com seu objeto de interesse, descobrindo cores, formas, texturas, e figuras, mais tarde, identificando e nomeando-as. A partir disso, ela começará a gostar dos livros, percebendo que eles fazem parte de um mundo de fantasia. De acordo com Sandroni & Machado (1998) “o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente”.

Ou seja, é necessário que os adultos ajudem a criança a descobrir o que os livros ou a leitura podem oferecer. Desse modo, pais e professores tem um importante papel nessa descoberta, pois são estimulados e incentivadores da leitura.

Sendo assim, esperamos que esse momento nos traga mais frutos, através do interesse dos nossos ao mundo da leitura. Que tenhamos cultivado uma pequena semente no imaginário de nossos alunos despertando e desenvolvendo esse hábito tão agradável que é o hábito de ler.

Ivaneide

Recent Related Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>